fbpx

Surto de Sarampo

Algo inusitado tem acontecido no Brasil e no mundo: surtos de doenças infecciosas que já haviam sido erradicadas. A desconfiança e a desinformação em relação às vacinas são os principais fatores relacionados ao aumento dos casos dessas doenças.

O sarampo é um exemplo; foram mais de 30 casos confirmados da doença em São Paulo até junho, além de outros 24 ainda em investigação. Essa é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus e transmitida de modo semelhante à gripe, por meio do ar e de secreções corporais. Os principais sintomas são manchas vermelhas pelo corpo, febre alta (geralmente, acima de 38,5 graus), dor de cabeça, coriza, tosse e até conjuntivite. 

Crianças pequenas que não foram vacinadas estão em maior risco de se contagiar com o sarampo e de sofrer com suas complicações, entre elas, a morte. Mulheres grávidas não imunizadas também estão em risco. Contudo, é importante ressaltar que qualquer pessoa que não recebeu a vacina ou nunca teve a doença pode se infectar.  

Os surtos de sarampo podem causar muitas mortes, especialmente entre crianças jovens e com má nutrição. Não há tratamento antiviral específico contra o vírus do sarampo, apenas controle dos sintomas e suplementação vitamínica. A única forma de acabar com a doença é através da prevenção.

Mantenha a carteira de vacinação da sua criança, e da sua família, em dia e se proteja de possíveis epidemias. Entre em contato com a equipe da Clínica Vida Vegana e agende seu horário. 

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat