fbpx

Puericultura no desenvolvimento infantil

A puericultura é a parte da pediatria que se ocupa em assegurar o desenvolvimento físico, mental e moral da criança. Essa especialidade também faz o importante estudo natural e integral da criança sob os aspectos biológicos, antropológicos e psicológicos.

O pediatra que faz puericultura, bem como a família da criança, devem entendê-la como um indivíduo biopsicossocial único e relacionado ao meio ambiente.

Veja também:

 

Entretanto, as consultas de puericultura diferem de uma consulta por uma queixa específica. São habitualmente mais longas por contemplarem uma visão holística do paciente. Isso porque o objetivo da puericultura é promover saúde e, assim, identificar agravos de qualquer natureza que possam interferir de forma negativa na potencialidade de desenvolvimento da criança como ser humano. Por isso, há uma programação de periodicidade para esse acompanhamento, inclusive até a adolescência. Fenômenos como, por exemplo, crescimento e desenvolvimento, são quantitativos e cessam até a adolescência. No entanto, o desenvolvimento qualitativo, como a capacidade de fazer coisas, evoluir e tornar-se independente, é um processo contínuo e progressivo.

A puericultura de crianças vegetarianas e não vegetarianas não difere na forma, nem na frequência de avaliações. Além disso, individualizações para atender as demandas de cada paciente e da família é a tarefa do pediatra, independente se na dieta há consumo de produtos de origem animal ou não.

Diagnósticos na puericultura

 

Ao final da consulta de puericultura, o pediatra está, de fato, apto a fazer os seguintes diagnósticos:

Diagnóstico nutricional;

Diagnóstico de desenvolvimento físico;

Diagnóstico do desenvolvimento neuropsicomotor;

Diagnóstico do desenvolvimento da puberdade (quando oportuno);

Diagnóstico da alimentação;

Diagnóstico da imunização.

A escolha do profissional que irá fazer o acompanhamento do seu filho é de extrema relevância. A puericultura tende a ser mais rica e produtiva quando o acompanhamento é feito pelo mesmo profissional na linha do tempo. Daí a importância de se estabelecer um vínculo de confiança entre pediatra e família, para que possam cooperar mutuamente com o propósito maior do bem-estar total da criança. Assim, desenvolveremos indivíduos adultos biologicamente, psicologicamente e socialmente mais saudáveis.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat