fbpx

A importância do aleitamento materno

aleitamento materno

No mundo animal, todas as espécies de mamíferos são capazes de produzir um leite materno completo e adequado para suprir as necessidades nutricionais e calóricas dos seus filhotes. Por isso, o aleitamento materno é de extrema importância para o bebê, assim como para a mãe e para a família.

Benefícios

 

O leite humano contém aproximadamente 250 substâncias bioativas (dentre elas probióticos e anticorpos), vitaminas, proteínas, açucares, gorduras e água. A composição desse leite pode variar de acordo com o estado nutricional da mãe, a fase da lactação, bem como o estado de saúde do bebê e até mesmo o horário do dia.

Estudos comprovam que, de fato, o leite de mães vegetarianas e não vegetarianas são semelhantes na composição de macronutrientes, micronutrientes e vitaminas. No entanto, o nível de ômega 3 encontra-se mais baixo no leite de mães vegetarianas. Por isso, é indicada a suplementação de ácido docosa-hexaenóico (DHA) para a mulher que tem uma alimentação sem carne. Mães vegetarianas estritas devem manter a suplementação de vitamina B12 e regular sua dose, se necessário. Portanto, seguindo-se as recomendações, o aleitamento materno do bebê vegetariano é seguro, completo e suficiente. Além disso, como vantagem, foram encontrados menores teores de agrotóxicos no leite de mães vegetarianas.

Veja também:

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indicam o aleitamento materno nos 2 primeiros anos de vida ou mais. O aleitamento materno deve ser exclusivo até o 6o mês. Portanto não há necessidade de água, chás ou fórmulas em paralelo ao aleitamento materno.

Um bebê é uma semente que precisa ser cultivada. Dessa forma, há que se entender que o aleitamento materno é um investimento na potencialidade desse novo ser humano. Cada bebê é um ser único, que passará pela infância, adolescência e, assim, chegará a fase adulta. Os impactos do aleitamento materno, ou da falta dele, não se restringem à infância, mas terão impacto durante toda a vida desse novo ser humano. As vantagens são diversas, então vamos citar apenas algumas:

Vantagens do aleitamento materno para a criança

 

Protege contra doenças infecciosas;

Reduz chance de alergias de pele, alimentares e respiratórias;

Reduz o risco de morte súbita;

Favorece o desenvolvimento dos ossos da face e músculos. Desse modo, previne problemas ortodônticos, faciais, dentais e fonoaudiológicos;

Favorece melhor desenvolvimento neuromotor;

Promove vínculo afetivo;

Favorece melhor equilíbrio emocional;

Tem relação com o melhor desenvolvimento de quociente de inteligência (QI);

Reduz distúrbios nutricionais como, por exemplo, obesidade e desnutrição;

Reduz risco de doenças crônicas (cardiovasculares, arteriosclerose, osteoporose, diabetes);

Vantagens do aleitamento materno para a mãe

 

Ajuda na contração do útero para que volte ao seu tamanho normal, bem como reduz o sangramento pós-parto e diminui a chance de anemia;

Ajuda na perda de peso acumulada durante a gravidez;

Diminui o risco de câncer de mama, endométrio e ovário;

Fortalece o vínculo afetivo. Cada filho é único! E cada binômio mãe-bebê é único!

Vantagens do aleitamento materno para a família

 

Economia financeira, evitando a despesa com fórmulas infantis, mamadeiras, bicos, assim como outros gastos indiretos;

Crianças amamentadas adoecem menos. Portanto, precisam de menos remédios, menos consultas ou internações. Assim, os pais faltam menos ao trabalho e diminuem as situações de estresse.

Existem contra-indicações ao aleitamento materno?

 

Sim, são poucas, mas podem ser devido a condições da criança ou da mãe. Por isso, consulte sempre um profissional de saúde.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat