fbpx

Resfriado Comum e Gripe, entenda a diferença

Por terem sinais e sintomas muito parecidos, a gripe e o resfriado comum podem ser facilmente confundidos. Espirros, corrimento e congestão nasal, tosse, febre, dor de cabeça, dor muscular intensa, prostração e falta de apetite estão entre os principais sintomas das duas doenças. De forma geral, a gripe costuma ser mais intensa e debilitante.

 Ambas são infecções respiratórias agudas de causa viral. O resfriado comum pode ser causado por diversos tipos de vírus (mais de 200); no entanto, o Rinovírus é o mais frequente. Já no caso da gripe, os responsáveis são os vírus da Influenza tipo A, B ou C. O contágio e a propagação do resfriado se dão pelo ar e pelo contato físico, com a entrada do microrganismo pela boca, nariz ou olhos.

A gripe é transmitida de pessoa para pessoa, através do contato direto com secreções respiratórias e com objetos contaminados. Diferentemente do resfriado, a gripe pode trazer graves complicações para crianças mais novas ou com outros problemas de saúde. As mais comuns são otite, pneumonia e exacerbação de asma. A prevenção é feita por vacina, disponível no sistema público e particular.

Visitar o pediatra regularmente também faz parte da manutenção da saúde infantil. Entre em contato com a equipe da Clínica Vida Vegana e agende seu horário.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat