fbpx

Nutrição no controle da ansiedade

nutricao no controle da ansiedade

A ansiedade, de fato, é uma queixa muito comum no consultório de nutrição. Isso porque é a principal causa da dificuldade do paciente em aderir ao plano alimentar proposto nas primeiras consultas.

No entanto, hoje em dia, o nutricionista possui várias ferramentas que ajudam a diagnosticar as causas da ansiedade durante a conversa com o paciente.

 

Alimentos que aliviam ou pioram a ansiedade

 

Alimentos como, por exemplo, café, alguns tipos de chás e excesso de açúcar podem piorar a ansiedade. Pois o açúcar torna-se, para as pacientes ansiosas, um refúgio para o estresse do dia a dia, como uma comida-conforto.

Entretanto, ao ingerir excesso de açúcar, elevamos as taxas de insulina no sangue. Assim, rapidamente, coloca a glicose que circula no sangue nas células dos órgãos. Dessa forma, como resposta, ocorre diminuição do açúcar no sangue e ativação de hormônios da fome. Então eles pedem novamente por uma maior quantidade de açúcar, como uma bola de neve.

Além disso, noites mal dormidas também colaboram para a piora da ansiedade. E leva, por exemplo, ao aumento no consumo de cafeína.

 

Veja também:

 

Eliminar alimentos industrializados, ricos em açúcar e gordura saturada, aumento no consumo de fibras, frutas, bem como chás específicos como mulungu, melissa e erva cidreira, ajudam a produzir melatonina e, assim, colaboram para uma boa noite de sono.

Além disso, cereais integrais, além de auxiliarem no controle da saciedade, são ricos em vitamina B1 e B6. Estão relacionadas à produção de triptofano e, por consequência, da serotonina (hormônio do bem-estar).

Por fim, fracionar as refeições ao longo do dia ajuda a diminuir a compulsão por alimentos ricos em açúcar, principalmente, no final da tarde. Faça pequenos lanches nos intervalos de almoço e jantar. De preferência ricos em oleaginosas, cereais integrais, como aveia, e gorduras do bem como, por exemplo, abacate e coco.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat