fbpx

Nutrição durante a menopausa

nutricao na menopausa

A menopausa traz uma série de alterações hormonais e metabólicas que afetam não só a qualidade de vida, mas também a saúde da mulher.

Nesse sentido, a alimentação equilibrada e saudável pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Assim como prevenir problemas de saúde como, por exemplo, osteoporose e doenças crônicas.

Além disso é comum ocorrer uma diminuição da velocidade do metabolismo logo após a menopausa. Isso leva a um ganho de peso, principalmente, na região abdominal.

 

Alimentação na menopausa

 

Na consulta com o nutricionista, através de uma análise da rotina alimentar bem como exames de sangue, é possível diagnosticar deficiências de nutrientes importantes. Entre eles, cálcio, ferro, magnésio e zinco, pois estão diretamente envolvidos com a saúde óssea.

Cereais integrais como, por exemplo, aveia, farelo de trigo e arroz integral, são fontes de magnésio, zinco e manganês. Por isso, esses nutrientes são essenciais para a prevenção da osteoporose e outros problemas relacionados à saúde óssea.

 

Veja também:

 

A vitamina D, essencial para a prevenção da osteoporose, é encontrada apenas em alimentos de origem animal. No entanto, para mulheres veganas, a exposição ao sol por 15 minutos com roupas curtas já garante a produção dessa vitamina.

Em contrapartida, o excesso do consumo de carnes vermelhas também está relacionado ao aumento de risco de osteoporose devido a produção de ácidos sulfurados.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat