fbpx

Adequada nutrição na gestação

nutricao na gestacao

A criança será o que a mãe come”. Portanto, o bom desenvolvimento do bebê depende dos cuidados da mãe com sua nutrição na gestação.

O planejamento da nutrição na gestação se inicia, se possível, antes da gravidez. Isso porque as condições nutricionais tanto do pai quanto da mãe têm influência desde o período pré-gestacional. Podem causar, inclusive, dificuldades para engravidar.

Veja também:

Nutrição adequada = menos riscos

 

Garantir a adequada nutrição na gestação, sem dúvida, reduz o risco de problemas de saúde tanto para a mãe quanto para o bebê. Dentre possíveis complicações, podemos citar, por exemplo:

Gestante com ganho de peso inadequado pode desencadear restrição do crescimento fetal intrauterino e parto prematuro;

Gestante com ganho de peso adequado, mas com déficit ou excesso de vitaminas, pode levar a malformações fetais ou então outras complicações durante a infância, como o autismo;

Gestante com excesso de ganho de peso pode desenvolver diabetes gestacional, doença hipertensiva específica da gestação (pré-eclâmpsia) e tromboembolismos. Além disso, o feto pode se desenvolver em tamanho maior do que o esperado para idade gestacional, com complicações no parto e no pós-parto. Além de perpetuação do ciclo da obesidade na infância e vida adulta. Parto prematuro também pode ocorrer.

Avaliação da nutrição na gestação

 

A gravidez é um momento que vem carregado de muitas dúvidas quanto ao que se deve ou não se deve comer, bem quanto à necessidade de uso de suplementos vitamínicos como, por exemplo, ferro, ácido fólico, vitaminas do complexo B e D.

Por isso, é importante a avaliação nutricional clínica e metabólica através de exames laboratoriais. Em seguida, constrói-se a estratégia personalizada para que cada mulher assegure o ajustamento da nutrição na sua gestação.

O acompanhamento com nutricionista durante o período da gravidez ajuda na orientação de escolhas alimentares saudáveis da futura mamãe. Assim, garante uma satisfatória nutrição na gestação. São sugeridas, no mínimo, 3 consultas, uma por trimestre, em gravidez normal. No entanto, a frequência é individualizada em gravidez de risco ou então com alguma intercorrência.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat