fbpx

Consulta com nutricionista

Muitas pessoas nunca passaram em atendimento nutricional. Por isso, são muitas as dúvidas de como é uma consulta com nutricionista e o que esperar dela. De uma maneira geral, a consulta é composta por 3 etapas:

– Anamnese

 

Nessa primeira etapa, aborda-se o motivo que levou o paciente para a consulta com nutricionista bem como qual o seu objetivo. Assim, serão avaliados os hábitos alimentares e de atividade física, os dados antropométricos e exames laboratoriais, além de aspectos psicológicos que podem, de fato, interferir na forma de se alimentar.

A avaliação dos hábitos alimentares bem como de atividade física é feita através de recordatórios da rotina do paciente durante a semana.

A antropometria corresponde à avaliação da composição corporal através da mensuração de peso, altura, dobras cutâneas e circunferências atuais. Portanto, essa avaliação, feita de forma sequencial nos acompanhamentos, serve como incentivo. Isso porque é a concretização da resposta às suas mudanças de hábitos e, assim, irão estimular o paciente a seguir corretamente o plano alimentar proposto e alcançar suas metas.

A avaliação metabólica, no entanto, permite conhecer como o paciente “funciona por dentro”, literalmente. Dessa forma, exames laboratoriais serão guias nas abordagens terapêuticas mais específicas para cada nutriente da dieta.

Veja também:

 

– Diagnóstico nutricional

 

A consulta com nutricionista deve ser capaz de definir o diagnóstico nutricional do paciente. Assim, a nutricionista poderá explicar ao paciente quais hábitos estão, de fato, comprometendo sua saúde nutricional.

– Planejamento alimentar

 

Ao final da consulta com o nutricionista, o profissional consegue avaliar todas as informações de maneira individualizada. Desse modo, pode sugerir e programar junto ao paciente como corrigir seus hábitos e reeducar seu paladar, assim como estimular boas escolhas com trocas saudáveis de forma prazerosa. Os novos hábitos alimentarem não precisam ser um sacrifício entediante e monótono. Nessa etapa, portanto, está incluindo um cardápio personalizado que poderá ser calculado ou não de acordo com os objetivos propostos. Entender a rotina da vida do paciente ajuda no planejamento alimentar. Para isso, utilizam-se estratégias eficientes para a inclusão de novas receitas que facilitem a incorporação de novos hábitos.

– Encaminhamento a especialidades médicas

 

Às vezes, a consulta com nutricionista pode sugerir o diagnóstico de transtornos psicológicos, psiquiátricos ou então de outros tipos de doenças metabólicas. Por isso, é seu dever encaminhar o paciente para avaliação médica para seguimento em conjunto.

O acompanhamento com nutricionista

 

A frequência para o acompanhamento de consulta com nutricionista não é padronizado, pois cada paciente é único.

Na primeira consulta o paciente compreende seu estado nutricional e como conseguir dar os primeiros passos em direção a mudança de hábitos na vida prática.

Somente com o acompanhamento é possível avaliar a eficácia do plano alimentar proposto e as dificuldades em adaptar novas rotinas no dia a dia.

A periodicidade dependerá do diagnóstico nutricional, da estratégia escolhida e dos objetivos alcançados.

As consultas de acompanhamento são extremamente gratificantes para o paciente e para a nutricionista que vivenciam a evolução em forma de resultados alcançados.

Vale ressaltar que as consultas de acompanhamento são fundamentais para o sucesso do tratamento e alcance dos resultados porque é nelas que as dificuldades que o cliente esteja enfrentando na mudança de estilo de vida são contornadas e novas estratégias são propostas.

Portanto, não pense que se espera de você que mude todos os hábitos de uma hora para outra ou que só tem que ir às consultas se tiver grandes resultados a mostrar.

Muitas vezes o cliente não consegue enxergar pequenos passos que já deu e mudanças positivas que já implementou; o paciente apenas acha que não fez progresso algum. Então, saiba que se está com dificuldades, é o momento para ir à consulta e a nutricionista está apta justamente para lhe guiar no processo todo.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat