Virose é um termo genérico para se referir a doenças ou então infecções causadas por vírus. As viroses são bastante frequentes, sobretudo, na infância e podem acometer diversos sistemas do organismo, principalmente o sistema respiratório e gastrointestinal.
Sintomas das viroses
As viroses não são todas iguais, mas alguns sinais e sintomas são comuns entre elas, por exemplo:
Febre (temperatura acima de 37,8oC) ou hipotermia (temperatura abaixo de 35,5oC);
Falta de apetite;
Mal-estar;
Dores musculares;
Criança ficar mais quietinha.
Veja também:
As viroses gastrointestinais (ou gastroenterites), podem apresentar dor no abdômen, cólica, vômitos e diarreia. Os agentes mais comuns desse tipo de infecção são o rotavírus e o adenovírus.
As viroses respiratórias mais comuns acometem as vias aéreas superiores: nariz, faringe e laringe. Por isso, apresentam como sintomas a coriza, obstrução nasal, dor de garganta e tosse. Os agentes mais comuns desse tipo de infecção são, principalmente, os vírus sinciciais respiratórios, parainfluenza e rinovírus (causadores de resfriados), bem como os diferentes tipos de influenza (causadores da gripe).
Como tratar?
Lactentes e crianças podem apresentar de 4 a 8 episódios de infecção respiratória por ano. No entanto, podem chegar a 10 até 12 vezes (caso convivam com irmãos mais velhos que frequentem escolas), sem que apresentem quaisquer problemas de saúde. O seguimento com o pediatra é importante para a avaliação individualizada, pois alguns pacientes podem ter algum tipo de alergia, alguma doença crônica ou então algum tipo de deficiência de imunidade.
A maioria das viroses na infância é benigna, autolimitada e é possível manter o cuidado da criança em casa. A falta de apetite é esperada, portanto não se deve forçar a alimentação. Em contrapartida, é importante manter a oferta de líquidos para garantir a hidratação. Além disso, o uso de medicamentos é feito apenas para alívio dos sintomas. Não é necessário o uso de antibióticos.
Em alguns casos, as viroses podem ter uma evolução mais grave, com necessidade de internação para suporte do tratamento. São sinais de alerta:
Bebê menor de 3 meses;
Urina escura ou ausente;
Respiração rápida ou esforço para respirar;
Palidez aguda;
Manchas na pele;
Rebaixamento do nível de consciência;
Crianças com outras doenças de base já diagnosticadas.
Consulte sempre um profissional.