fbpx

Sinusite durante a infância

sinusite

A sinusite ou rinossinusite é uma inflamação na mucosa do nariz e seios da face bastante comum na infância. Os seios da face são cavidades nos ossos do crânio que ficam preenchidas com ar. Ao nascimento, somente os seios maxilares e etmoidais estão presentes. Os demais seios (frontal e esfenoidal) vão se desenvolver, de fato, a partir dos 6 anos.

 

A sinusite bacteriana aguda, eventualmente, tem o diagnóstico confundido com um quadro de infecção de vias aéreas superiores (IVAS) mais arrastada. IVAS virais sem complicações apresentam sintomas nasais e/ou tosse com duração média de 5 a 7 dias. A secreção nasal começa clara e aquosa, mas pode adquirir consistência espessa e mucoide, às vezes purulenta, durante alguns dias. Logo após esse período há uma inversão do tipo de secreção nasal que volta a ser mucoide e clara, até a resolução, essa transição do tipo de secreção nasal ocorre em IVAS sem complicações e, assim, não há necessidade de antibiótico.

 

Veja também:

 

Diagnóstico de sinusite bacteriana

 

O diagnóstico de sinusite bacteriana é clínico e presuntivo, ocorrendo como complicações de 6-7% dos casos de IVAS ou então como complicações de quadros alérgicos. A investigação de sinusite bacteriana deve ser considerada se houver, por exemplo:

Persistência de descarga nasal e/ou tosse com duração acima de 10 dias;

Piora ou novo início da secreção nasal, tosse e febre em um quadro que estava em melhora;

Início grave, com febre alta (maior que 39ºC) e descarga nasal purulenta durante pelo menos 3 dias consecutivos.

 

A realização de exames de imagem como, por exemplo, raio-X e tomografia, não é necessária nos casos de sinusite aguda. No entanto, exceção se faz quando ocorrem complicações acometendo a órbita ocular, momento em que está indicada a tomografia.

 

Por isso, é importante diferenciar episódios sequenciais de IVAS viral sem complicações e quadros de rinite alérgica dos casos de sinusite bacteriana aguda. Assim, evita-se o uso desnecessário de antibióticos.

 

Por fim, o tratamento da sinusite bacteriana aguda é feito com antibiótico que deve ser prescrito e acompanhado pelo médico.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat