fbpx

Resfriado comum e Gripe

resfriado comum e gripe

Resfriado comum e gripe são, frequentemente, confundidos. Embora ambas sejam doenças virais que têm sinais e sintomas em comum, a gripe tem maior intensidade nas manifestações.

 

O que é um resfriado comum?

 

O resfriado comum é uma infecção viral aguda, causada por diversos tipos de vírus (mais de 200). No entanto, o Rinovírus é o mais frequente. O contágio se dá pelo ar e contato físico, quando, então, o vírus penetra pela boca, nariz e olhos. É uma doença autolimitada, caracterizada, sobretudo, por graus variáveis ​​de espirros, congestão e corrimento nasal, dor de garganta, tosse, febre baixa, dor de cabeça e mal-estar. Os sintomas tendem a ter o pico em 2-3 dias e evoluem com melhora nas próximas 2 semanas. Em algumas crianças, no entanto, a tosse pode persistir por mais tempo, com a resolução em até 4 semanas.

 

Durante o quadro de resfriado comum é importante manter a criança hidratada. Nesse sentido, a lavagem nasal com soro fisiológico ajuda na limpeza e congestão. O uso de medicamentos se faz apenas para alívio dos sintomas como, por exemplo, dor e febre. O uso de xaropes para tosse é controverso. As complicações mais frequentes são otites e sinusites. Além disso, não há vacina para prevenção do resfriado comum.

 

Veja também:

 

O que é gripe?

 

A gripe é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus da Influenza tipo A, B ou C (menos frequente). Ocorre, principalmente, no inverno. Os sintomas mais comuns são espirros, corrimento e congestão nasal, tosse, febre alta, dor de cabeça, dor muscular intensa, prostração e falta de apetite. Geralmente, é uma autolimitada e sem complicações em crianças saudáveis, mas podem ocorrer complicações graves e até óbito. Nesse sentido, são considerados grupo de risco para gripe as crianças:

Menores de 5 anos, especialmente abaixo de 2 anos;

Portadoras de doenças crônicas pulmonares;

Cardiopatas;

Portadoras de doenças neurológicas;

Portadoras de anemia falciforme;

Portadoras de doenças do rim;

Portadoras de doenças do fígado;

Portadoras de doenças metabólicas;

Imunodeficientes por doenças ou por uso de medicamentos.

 

O vírus da gripe é transmitido de pessoa a pessoa, através do contato com secreções respiratórias e/ou objetos contaminados. A gripe não complicada tende a se resolver em 1 semana. No entanto, em crianças pequenas, a tosse pode persistir por tempo mais prolongado. Já em crianças maiores, pode se prolongar a sensação de fraqueza e cansaço (“astenia pós-gripe”).

 

Por fim, o tratamento medicamentoso específico com oseltamivir (Tamiflu*) não deve ser feito indiscriminadamente, existem indicações para o uso e por isso é importante a avaliação médica. As complicações mais frequentes da gripe são otite, pneumonia e exacerbação de asma. A prevenção é feita por vacina, disponível no sistema público e particular.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat