fbpx

Pneumonia na infância: conheça as causas

pneumonia

A pneumonia é uma infecção aguda que ocorre no pulmão, mais precisamente nos alvéolos, local onde é feita a troca de oxigênio e gás carbônico no sangue. Os casos de pneumonia têm maior incidência no outono e inverno e podem surgir como doença inicial ou então acontecer como complicação de gripes e resfriados.

 

O quadro clínico pode variar de acordo com a faixa etária, porém febre, tosse, aumento da frequência respiratória, dificuldade para respirar, retrações no tórax e alterações da ausculta pulmonar são observados em praticamente todas as idades. Bebês tendem a apresentar quadros menos específicos, caracterizados por gemidos, cianose (arroxeamento dos lábios, face e extremidades), prostração, hipotermia (temperatura abaixo 35,5ºC), distensão abdominal, vômitos e diarreia. A partir de 3-4 anos, os sintomas são mais específicos e semelhantes aos apresentados pelos adultos. Entre eles, dor torácica que piora com a respiração, febre elevada, escarros com sangue e, às vezes, dor abdominal.

 

Veja também:

 

Vários fatores de risco podem contribuir para o aumento da incidência e/ou da gravidade da pneumonia em crianças. Dentre eles, a prematuridade, o baixo peso ao nascer, o desmame precoce, a desnutrição, o baixo nível socioeconômico, o tabagismo passivo, a frequência em creches e as doenças de base, principalmente aquelas que afetam os sistemas cardiopulmonar, imunológico ou neurológico.

 

Diagnóstico de pneumonia

 

O diagnóstico de pneumonia é feito através da história clínica e exame físico e é complementado com exames de sangue e radiografia de tórax. A internação hospitalar está indicada para crianças que apresentam queda na saturação de oxigênio, assim como desidratação, dificuldade para respirar e prostração.

 

Pneumonias graves podem complicar com derrame pleural (acúmulo de líquido ou pus em volta do pulmão), ou então com necrose pulmonar (morte do tecido pulmonar), necessitando abordagem cirúrgica.

 

As pneumonias podem ser causadas por vírus ou bactérias. Os agentes infecciosos que causam a doença também variam conforme a faixa etária. Portanto, nos casos de pneumonias bacterianas, em que está indicado o uso de antibiótico, o tratamento deve ser direcionado levando-se em consideração a idade da criança e o modo de apresentação clínica.

 

Consulte sempre um profissional de saúde.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat