Fimose: você sabe o que é?

fimose

O prepúcio é uma prega de pele que recobre a glande (cabeça do pênis); a fimose ocorre quando existe um estreitamento na ponta do prepúcio como se fosse um anel fibroso, dificultando, assim, a exposição da glande. É bastante comum ao nascimento e melhora à medida que o bebê cresce. Normalmente, a fimose se resolve por volta dos 3 anos em 50% dos meninos. É classificada, nesses casos, como fimose primária. Em contrapartida, existe a fimose secundária que pode ocorrer em qualquer fase da vida, após episódios de infecções ou traumatismos no pênis.

É importante, de fato, diferenciar fimose de aderência prepucial. Na aderência prepucial, o excesso de pele está “grudado” na glande, impedindo que seja totalmente baixado. No entanto, nos casos de fimose, o excesso de pele está solto, mas há um estreitamento do orifício impedindo a exposição total da glande.

Diagnóstico de fimose

O diagnóstico de fimose é clínico e, nesse sentido, faz parte da consulta de rotina em pediatria, até os 5 anos de idade.

Na infância, as complicações da fimose podem ser infecções do trato urinário (pela dificuldade da limpeza local) e a parafimose, situação em que o anel fibroso do prepúcio fica preso na glande não conseguindo retornar à posição anterior. Esta última situação é uma urgência urológica, pois compromete o fluxo de sangue no local causando dor e inchaço. Na fase adulta, as complicações são dor nas relações sexuais, maior propensão a doenças sexualmente transmissíveis e câncer de pênis.

Tratamento

O tratamento clínico da fimose pode ser feito com o uso de pomadas a base de corticoide e leves exercícios de retração, sempre indicados pelo pediatra. Caso não surja efeito, está indicada a cirurgia que remove completamente o excesso de pele que recobre a glande. Entretanto, o momento de indicação cirúrgica é individualizado, considerando evolução clínica e a presença de complicações.

Algumas famílias, por motivos culturais e religiosos, optam pela circuncisão que é realizada já no período neonatal.