fbpx

Casos de constipação no bebê

Constipação no bebê é, de fato, um assunto que sempre preocupa os pais, mas a verdade é que não há regra para a frequência das evacuações. Nos primeiros meses, é comum que o bebê evacue após cada mamada, até 8 vezes por dia. No entanto, podem haver bebês que apresentem intervalos mais longos, de até 7-8 dias sem evacuar. Mas isso não necessariamente define uma constipação no bebê e causa algum problema. Se o bebê segue ganhando peso, mantém a barriguinha flácida, apresenta fezes amolecidas, sem sangue e não aparenta dor durante a eliminação de fezes, o funcionamento do seu intestino deve estar normal.

 

Veja também:

 

Durante o ato de evacuação, a barriguinha do bebê se contrai para empurrar o bolo fecal para o ânus. Assim, com a contração abdominal ocorre aumento da pressão nos pulmões que expelem o ar causando alguns gemidos. Mas isso não indica que o bebê está sofrendo, é apenas um processo normal já que ele não fecha a glote (região das cordas vocais) como as crianças maiores e adultos durante esse processo.

 

Formas de estimular a evacuação

 

De qualquer forma, mesmo que não haja uma real constipação no bebê, os pais podem estimular o aumento da frequência de evacuações de algumas formas:

Massagem com as mãos: com o bebê de frente, usando 2 a 3 dedos, inicie uma massagem circular na região baixa do abdômen, em sentido horário, como se estivesse fazendo uma moldura na barriga do bebê;

Massagem com as pernas do bebê: com o bebê deitado, de barriga para cima, pegue as duas perninhas e flexione suavemente sobre o abdômen algumas vezes. Além disso, pode ser feito o movimento tipo bicicleta, usando uma perninha de cada vez;

Água morna: derrame um pouco de água morna na região anal por alguns minutinhos, feche a fralda e aguarde. Outra opção é usar água morna com algodão para estimular a região anal com movimentos suaves para dentro, para fora e para os lados, e espere;

Estímulo com supositório infantil: se as manobras acima não funcionarem, pode-se usar um supositório infantil de glicerina apenas como estímulo. Insira parte do supositório no ânus, sem introduzi-lo todo. Estimule a região com movimentos de entrada, saída e para os lados. Aguarde.

 

A constipação no bebê deve gerar alerta se:

 

Houver mudança na aparência das fezes: ressecadas ou em pequenas bolinhas, presença de sangue ou muco;

Ocorrer distensão do abdômen: barriguinha dura, abaulada, rígida e inchada;

Apresentar náuseas e vômitos associadas a ausência de evacuação;

Falta de apetite;

Prostração;

Febre.

 

Nos casos de alerta, consulte sempre um pediatra.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat