fbpx

Crises de cólica no bebê

colica no bebe

As crises de cólica no bebê são situações bastante frequentes e exaustivas. Afinal, o choro prolongado com fácies de dor causa angustia aos pais. O choro do bebê com cólica tende a ser repentino, irritado, sem associação clara com algo que aconteceu antes. É possível perceber que o abdômen fica tenso e o bebê pode fazer movimentos de extensão e flexão das perninhas e do tronco, fechando as mãozinhas. Além disso, pode apresentar vermelhidão facial durante o choro. As crises de cólica no bebê tendem a ocorrer mais no fim da tarde e à noite. Podem durar mais de 3h, mas não há regra.

Veja também:

 

Muito se estuda sobre as causas de cólica, mas não se sabe ao certo seus motivos. No entanto, são referidos como possíveis desencadeantes a imaturidade do trato gastrointestinal, já que são presentes, por exemplo, contrações aumentadas, maior sensibilidade do bebê aos movimentos intestinais, a flora bacteriana intestinal ainda em formação, técnica de amamentação incorreta, presença de gases, intolerâncias alimentares, fatores ambientais e até emocionais, como o estresse materno.

Portanto, a cólica no bebê é um processo benigno e autolimitado, que começa a partir da 2ª semana de vida. Tende a melhorar por volta dos 3 meses de vida, porém em algumas crianças se estende até os 5 meses.

Como tratar a cólica no bebê

Para alívio da dor e desconforto, algumas medidas podem ajudar:

Aconchegar a criança, encostando a barriga do bebê no seu corpo;

Balançar o bebê de forma calma;

Massagens delicadas na barriguinha, no sentido horário;

Se estiver associado a gases, fazer movimentos de pedalar com as perninhas do bebê;

Compressas mornas no abdome (atenção: teste na sua pele antes);

Banho morno;

Ambiente tranquilo;

Paciência.

Alguns medicamentos convencionais (simeticona), fitoterápicos (funchicorea, menta piperita, Colic Calm®) e probióticos (Lactobacillus reuteri) podem ser utilizados em conjunto com as técnicas descritas acima para alívio da cólica no bebê. No entanto, o uso de tais medicamentos deve sempre ser prescrito e acompanhado pelo pediatra.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat