O que é catapora?
A catapora é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela Zoster. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e prostração. Em seguida, após 24-48h, começam a surgir as lesões de pele características da catapora. São manchas vermelhas, que evoluem para pequenas bolhas com líquido (vesículas), que se rompem, formam crosta e depois cicatrizam.
O vírus da catapora é transmitido por contato direto da saliva, assim como secreções respiratórias ou contato com o líquido do interior das vesículas. Um indivíduo doente só é considerado não transmissor do vírus após 48h em que todas as lesões sejam crostosas. O período entre o contato com o vírus e o surgimento da doença é, em média, de 15 dias. Além disso, a catapora tem evolução benigna, na maioria dos casos é autolimitada e a recuperação ocorre entre 7 a 10 dias.
Veja também:
É uma doença altamente contagiosa, comum em crianças abaixo de 10 anos e mais frequente, sobretudo, no inverno. Entretanto, a doença pode ser prevenida com vacina, disponível no SUS e em clínicas particulares, para crianças a partir de 1 ano de idade.
Uma vez que a pessoa tenha tido catapora, ela fica imune para o resto da vida. No entanto, o vírus pode ficar alojado nos gânglios e, em algum momento de queda de imunidade, pode se manifestar como outra doença, o Herpes Zoster. Portanto, gestantes não vacinadas ou que não tiveram catapora devem evitar o contato com pessoas doentes. Isso porque o vírus pode ser transmitido ao feto, levando a complicações.
Diagnóstico
O diagnóstico de catapora é clínico, baseado na história do paciente bem como no exame físico que identifica as lesões. Não há necessidade de exames. O tratamento é feito apenas a fim de aliviar os sintomas como, por exemplo, febre e coceira.
Crianças e adultos com catapora devem se manter afastados de suas atividade habituais de convívio coletivo (trabalho, escola). Assim, são reduzidas as chances de transmissão da doença.