fbpx

Dieta vegana é restritiva?

Ser vegano vai além de seguir a “moda” ou “tendência” atual, é um estilo de vida, que prioriza a vida dos animais de forma íntegra e como consequência traz benefícios pra saúde do indivíduo e do planeta.

Os hábitos alimentares com consumo de produtos de origem animal é bastante enraizado, e optar por excluir carnes, leites, ovos e mel pode ser considerado por alguns como restrição alimentar. 

O planeta tem uma enorme diversidade de alimentos variando com a região e época do ano. A adesão ao veganismo traz a oportunidade de ampliar a visão quanto as escolhas alimentares. Velhos alimentos ganham novas combinações, temperos e formas de preparo. Novos alimentos são inseridos e vivenciam-se momentos de agradáveis descobertas gustativas. O cardápio ganha maior amplitude e variedade. 

Uma dieta nutricionalmente adequada inclui boas escolhas e equilíbrio. Veganos que fazem boas escolhas ingerem maior quantidade de fibras, vitaminas e fitoquímicos do que pessoas com dietas onívoras (que consomem carne, leite e ovos). Todas as demandas nutricionais podem ser alcançadas apenas com a alimentação vegetal, exceto de vitamina B12 que deve ser suplementada de forma individualizada.

Na prática, uma dieta vegana equilibrada é muito mais inclusiva do que restritiva. 

Acompanhe as redes sociais da Clínica Vida Vegana para saber mais sobre o assunto.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat