fbpx

O especialista em Clínica Médica

especialista em clinica medica

A Clínica Médica, também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata as doenças dos adultos (com exceção daquelas de tratamento cirúrgico e as doenças ginecológicas). Portanto, o médico clínico está habilitado para tratar as doenças mais comuns na população adulta como, por exemplo, a Hipertensão Arterial, o Diabetes Mellitus, a Asma brônquica ou a bronquite. Também é a área médica que lida com as infecções adquiridas na comunidade, como as pneumonias, infecções urinárias, entre outras.

Papel do especialista em Clínica Médica

 

No Brasil, usa-se muito o termo clínico geral ou generalista para referir-se ao médico sem nenhuma especialização, logo que este sai da faculdade de medicina. Isso gera muita confusão, pois o especialista em Clínica Médica faz, ao menos, 2 anos de Residência Médica após a conclusão da graduação, além de um intenso treinamento prático no tratamento destas doenças mais frequentes em nossa população. Após estes 2 anos de residência médica, este especialista clínico pode ou não optar por fazer nova residência em outra especialidade clínica. Dentre elas, Pneumologia, Cardiologia e Endocrinologia, só para citar algumas das mais conhecidas. O geriatra, por exemplo, é o médico clínico dos idosos.

Veja também:

 

Também é papel do especialista em Clínica Médica abordar estratégias de promoção de saúde e Medicina Preventiva com seus pacientes, como mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física, cessação do tabagismo, entre outras.

O especialista em clínica médica é, muitas vezes, considerado o médico da família. Aquele a quem as pessoas recorrem inicialmente e depositam a confiança para o acompanhamento médico e o tratamento de seus familiares. Normalmente, ele é também o médico dos exames regulares, o famoso “check-up”.

Dessa forma, o médico clínico é o especialista que tem uma visão mais completa e holística, e não fragmentada, do paciente. Isso porque integra todos os órgãos e sistemas de seu paciente. Essa visão mais integralista ajuda a chegar a um diagnóstico mais preciso, o que permite, então, recomendar o tratamento mais apropriado. Quando julgar necessário, e naqueles casos mais complexos, o médico clínico solicita a avaliação e/ou o acompanhamento do paciente aos diversos especialistas, conforme cada diagnóstico e a evolução clínica de seu paciente.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat