O diabetes e a alimentação

diabetes e alimentacao

O diabetes tipo 2 é uma epidemia mundial, com números que vêm aumentando a cada ano de forma assustadora. No Brasil, por exemplo, atinge 7,5% da população adulta entre 30 e 69 anos. Mas a alimentação pode causar a doença?

Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que a alimentação não causa o diabetes tipo 1, iniciado na infância. Nesses casos, o organismo ataca e destrói as células do pâncreas que produzem insulina. Dessa forma, o paciente não fabrica mais insulina. O quadro do diabetes tipo 1, no entanto, não traz relação de causa com a alimentação ou com a obesidade.

Já em relação ao diabetes tipo 2, é fato que a doença tem início na idade adulta, mais comumente após os 40 anos. Nesse tipo de diabetes, existe uma clara associação com os hábitos alimentares e a presença da obesidade. Nesse sentido, a gordura em excesso no organismo impede que a insulina produzida pelo paciente exerça sua função natural de colocar a glicose (o açúcar) para dentro das células para gerar energia, fazendo com que esse açúcar se acumule no sangue.

Relação entre diabetes e alimentação

De acordo com as pesquisas mais recentes, mais de 90% dos pacientes com o diabetes tipo 2 são obesos ou têm sobrepeso. Assim, é clara a relação de causalidade entre a alimentação e o diabetes tipo 2. É nesses casos que pode existir o pré-diabetes, uma situação em que a glicose ainda não subiu tanto no sangue, mas a gordura do paciente já está atrapalhando a função normal da insulina. Evoluir de uma situação de pré-diabetes para a doença diabetes tipo 2, é certeza caso não ocorram mudanças no estilo de vida.

Essa é a outra diferença fundamental entre os dois tipos de diabetes. No caso do tipo 1, a doença só pode ser curada através do transplante de pâncreas. O diabetes tipo 2 pode ser melhorado, ou até mesmo revertido, já que é causado pela obesidade. Isso pode ser conseguido através da modificação dos hábitos alimentares e de atividade física. Em casos selecionados com bastante critério, pode estar indicada a cirurgia bariátrica/metabólica.