fbpx

A epidemia de obesidade no Brasil e no mundo

epidemia de obesidade

No Brasil, de acordo com dados publicados em 2018 pelo Ministério da Saúde, 1 em cada 5 pessoas (ou 18,9 %) tem um quadro de obesidade. Ou seja, quase 20% dos brasileiros possui um IMC (índice de massa corpórea) acima de 30 kg/m2. Além disso, mais da metade de nossa população adulta (54 %) encontra-se na faixa de sobrepeso, que é quando o IMC se encontra acima de 25 kg/m2. Este índice é calculado dividindo-se o seu peso em quilogramas, por sua altura em metros ao quadrado. Diversos aplicativos e websites calculam rapidamente o valor do IMC, bastando a você fornecer seus dados.

Nos Estados Unidos, o dado é ainda mais alarmante. Uma vez que lá, segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças), mais de 70% da população adulta está na faixa de sobrepeso. Além disso, quase 40% da população já preenche os critérios para Obesidade.

Veja também:

Obesidade e outras doenças

 

A Obesidade é a principal causa do Diabetes Mellitus tipo 2 (aquele do adulto, em que pelo menos, inicialmente, o paciente não precisa usar Insulina, apenas comprimidos). Além disso, ela é responsável pelo maior risco de Hipertensão Arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, AVC (Acidente Vascular cerebral) e diversos tipos de Câncer (mama, útero, pâncreas, intestino grosso, entre outros). Então, dá para imaginar o tamanho do problema causado pela Obesidade, não dá?

Hoje em dia, a Obesidade já é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dessa forma, tem sido alvo de muitos estudos e investimentos para seu tratamento, com o intuito de impedir o aparecimento dessas outras doenças causadas ou então fortemente associadas com a Obesidade. Dentre estes novos tratamentos, têm surgido inúmeros medicamentos, tratamentos endoscópicos e novas modalidades de Cirurgia Bariátrica nos últimos anos. Mas será que não é mais fácil, mais barato e mais correto prevenir o surgimento da Obesidade e suas complicações?

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat