fbpx

Acupuntura – medicina da harmonia e do equilíbrio

acupuntura

A Acupuntura é um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa. Junto à alimentação saudável e à fitoterapia, é praticada há mais de 4 mil anos em toda a Ásia com muito sucesso. Ela é baseada na filosofia do Tao bem como na observação dos fenômenos da natureza e do universo.

Em termos simples, a Acupuntura é a medicina da harmonia e do equilíbrio. O equilíbrio de energias entre o Yin e o Yang, o fogo e a água. Assim, alcançar esse equilíbrio é sempre o objetivo de todo tratamento com Acupuntura.

Veja também:

 

Pode parecer estranho aos ouvidos ocidentais, mas você pode ouvir um médico acupunturista dizer que você está com Deficiência do Calor dos Rins ou então uma Agitação no Vento do Fígado.

Benefícios da Acupuntura

 

De certa forma, não há condição clínica que não possa se beneficiar, de fato, do tratamento com Acupuntura. Em geral, existem alguns fatores frequentes que levam alguém a procurar o tratamento. São eles, por exemplo, as dores crônicas do sistema musculoesquelético (como na coluna lombar), falta de energia ou fadiga crônica, insônia, fibromialgia, ansiedade e depressão.

A acupuntura é uma forma de medicina antiga que, sobretudo, procura entender o indivíduo como um todo e não suas partes isoladas. Nesse sentido, dá muita importância aos aspectos emocionais e psicológicos que interferem sobre a saúde e as doenças das pessoas. Por isso, é muito gratificante para o médico acupunturista situações em que o paciente o procura para tratamento de uma dor lombar, por exemplo, mas acaba melhorando também outros aspectos, como insônia, constipação intestinal, enxaqueca, refluxo, dentre outros tantos problemas comuns.

Na acupuntura, o tratamento é sempre holístico e voltado para o indivíduo em sua manifestação plena como ser humano. Portanto, pacientes com a mesma queixa de gastrite serão avaliados e tratados de forma diferente e individualizada. A fundamentação da linha de tratamento é feita com base, principalmente, na avaliação de desarmonia energética, ao contrário da medicina tradicional em que o mesmo medicamento seria prescrito.

Por fim, o papel principal do médico acupunturista é estabelecer um correto diagnóstico das causas e formas desse desequilíbrio de energia apresentado pelo paciente. Por conta disso, a primeira consulta é mais longa e detalhada. O tratamento é feito em sessões, através da estimulação de pontos específicos que restabelecerão, de fato, o equilíbrio energético do indivíduo.

SOBRE

A Clínica Vida Vegana nasceu do sonho da Dra. Gleyce Cobra de levar para o consultório de pediatria geral o diferencial de atender com respeito, acolhimento e embasamento técnico-científico famílias já adeptas ou em transição para uma alimentação vegetariana.

POSTS RECENTES

REDES SOCIAIS

Contato

WhatsApp chat