A importância de uma alimentação adequada durante a gestação

A gestação é um período de grande demanda de metabólica, já que um novo ser está em formação. É através da placenta que a gestante fornece ao bebê todos os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Dentre eles, temos: carboidratos, proteínas, ácidos graxos (gorduras boas como ômega 3 e ômega 6), ácido fólico, cálcio, ferro, vitamina A, zinco entre outros.

O momento da gravidez traz muitas mudanças físicas e emocionais para a mulher. Essas transformações físicas têm um grande peso na rotina da futura mamãe e precisam de um acompanhamento próximo. No caso da alimentação, o seguimento com a nutricionista associado aos exames laboratoriais são de extrema importância para individualizar as orientações.  É normal nessa fase a necessidade de suplementação de vitaminas e minerais, independente da ingestão ou não de carne.

Para as futuras mamães que praticam uma alimentação vegana ou vegetariana, não há com o que se preocupar. As proteínas que a carne fornece podem ser facilmente encontradas em alimentos de origem vegetal. Além disso, podem ter a vantagem de menor risco de doença cardiovascular, diabetes gestacional e hipertensão na gravidez.

Algumas dicas generalizadas podem ser seguidas durante a gestação, como se alimentar de 3 em 3 horas, diversificar a comida no prato, dar preferência para alimentos orgânicos, evitar frituras e ingerir bastante água.

Aproveite sua gravidez com segurança e saúde. Entre em contato com a equipe da Clínica Vida Vegana e agende sua consulta.