Infelizmente o suicídio percorre toda história da humanidade. É um comportamento de causas multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos. Inclusive genéticos, culturais e socioambientais. Por isso devem ser considerados como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo. Não podendo ser considerado de uma forma causal e simplista, determinados por acontecimentos pontuais. É sempre a consequência final de um processo.


O suicídio é definido como um ato deliberado, executado pela pessoa, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional (mesmo que ambivalente), usando meios que ele acredita ser letal. É importante considerar também o que se chama de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e as tentativas.


Um estudo nacional evidenciou um prevalência de comportamento suicida em 17% dos brasileiros. Os dois principais fatores de risco são:

1) Tentativa prévia de suicídio

2) Doença mental (veja o gráfico abaixo)


Existem também outros fatores de risco:

🔸 Desesperança, desespero, desamparo e impulsividade

🔸 Idade: jovens (aumentado muito nos últimos anos) e idosos

🔸 Gênero: masculino

🔸 Doenças clínicas não psiquiátricas

🔸 Eventos adversos na infância e adolescência

🔸 História familiar e genética

🔸 Fatores sociais

Você sabia que na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte no mundo? Um estudo nacional retrospectivo traz dados de jovens de 11 a 19 anos, entre os anos 2006 e 2015. Houve um aumento de 24% na taxa de suicídios de adolescentes nas grandes cidades. E um aumento de 13% no país em geral. Quanto as tentativas de suicídio foram registrados 48.204 ocorrências de 2011 a 2016 (Ministério da Saúde). Dê atenção a pequenas mudanças de comportamento, para pessoas de qualquer idade. Não desvalorize, achando que é “fase” ou “bobeira”.

Você se identificou com algum comportamento suicida? Peça ajuda!

Conhece pessoas que sabidamente estão passando por isso? Desconfia que algum familiar, amigo ou colega de trabalho esteja com esse problema? Ofereça ajuda!

Mas sempre busque por profissionais de saúde qualificados para esse atendimento. O tratamento é longo e envolve uma equipe multidisciplinar. Mas com certeza, vai valer a pena.


#clinicavidavegana #setembroamarelo #suicidionãoéfrescura #prevencaosuicidio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga nos no Instagram!