Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da vitamina D para a saúde do nosso organismo. Esta vitamina ganhou os holofotes durante o último ano de pandemia COVID-19, vamos então conhecer um pouco mais sobre as suas fontes e funções?

VOCÊ SABE DE ONDE OBTEMOS A VITAMINA D?

A grande maioria das vitaminas e minerais são obtidas através dos alimentos, principalmente do reino vegetal, porém são poucos os alimentos que podemos chamar de ricos em vitamina D. Desta forma, a principal fonte de vitamina D se torna a produção cutânea. Isso mesmo, 80 a 90% da vitamina D que obtemos é produzido na pele após contato com os raios solares e liberado para o organismo e apenas 10% a 20% da vitamina D provém da dieta. Por isso que indivíduos com baixa exposição aos raios solares são mais sujeitos a apresentar deficiência de vitamina D.

Na pele acontecem reações químicas a partir da luz do sol que produzem a vitamina-D3, esta é absorvida para a corrente sanguínea e após passar pelo fígado e rim é ativada. Somente após essa ativação ela começa atuar na absorção intestinal de cálcio, na reabsorção de cálcio pelos rins e na fixação deste cálcio nos ossos.

FUNÇÕES DA VITAMINA D

Essa vitamina possui funções importantes no corpo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo para a manutenção da saúde óssea. 

Cada vez mais, novas evidências mostram que o papel da vitamina D é importante não apenas para o metabolismo normal dos ossos, como também para a função de outros tecidos e sistemas, como o cardíaco, nervoso e o imunológico.

Estudos demonstram que a vitamina D pode desempenhar um papel importante na redução do risco de muitas doenças crônicas, incluindo as doenças oncológicas, as doenças autoimunes, as doenças infecciosas e as doenças cardiovasculares.

A vitamina D pode auxiliar em diversas funções, como:

  • Fortalecimento do sistema esquelético: a vitamina D aumenta a absorção de cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para a formação óssea. 
  • Fortalecimento muscular: a vitamina D faz parte do processo de formação dos músculos.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: menor chance de infecções
  • Menor tendência a alergias e intolerâncias alimentares em recém-nascidos
  • Modulação da auto-imunidade levando a um controle e prevenção de doenças auto-imunes
  • Prevenção do diabetes: a vitamina D ajuda na manutenção do da função do pâncreas 
  • Controle da inflamação
  • Melhora da saúde cardiovascular, pois atua diminuindo a pressão arterial
  • Antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce
  • Prevenção de doenças como esclerose múltipla e alguns tipos de câncer (mama, próstata, colorretal) já que participa no controle da morte celular e diminui a formação e proliferação de células malignas;

EM QUAIS VALORES DEVEMOS MANTER NOSSA VITAMINA D?

Durante uma consulta de rotina solicitamos a vitamina D sanguínea a partir do exame chamado 25-hidroxivitamina-D, segundo o qual podemos avaliar os seguintes pontos de corte:

  • Deficiência: valor de vitamina D menor ou igual a 20 ng/mL
  • Insuficiência: valor de vitamina D entre 20 e 30 ng/mL 
  • Suficiência: valor de vitamina D entre 30 a 100 ng/mL
  • Risco de toxicidade e hipercalcemia: valor de vitamina D acima de 100 ng/mL

O valor mínimo que devemos obter de vitamina D sanguínea é de 30ng/ml, abaixo disso já é necessária a indicação de sol diariamente em conjunto à administração de vitamina D3 para reposição.

A exposição ao sol continua sendo a melhor fonte de conversão de Vitamina D. Embora os níveis séricos ideais possam ser alcançados via suplementação, recomenda-se que o paciente se exponha à luz solar de 5 a 15 minutos, com periodicidade de 3 vezes por semana, antes das dez da manhã ou depois das quinze da tarde.

Quem diria que 15 minutos de sol todos os dias fariam tanta diferença para a saúde do nosso organismo não é?

E você, já sabia de todas essas funções da vitamina D? Agora que já sabemos falaremos nos próximos posts um pouco sobre a deficiência de vitamina D e os riscos da sua superdosagem. Até lá!

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga nos no Instagram!