Em época de tantas especializações médicas e com cada profissional cuidando de uma parte específica do corpo, pode até parecer que as funções de cada órgão ou sistema são independentes umas das outras, mas não são! O clínico geral é o médico que atende a pessoa de uma forma mais abrangente, juntando todas essas informações.

Quando consultar com o clínico geral?

É fácil pensarmos em ir ao médico quando temos algum problema de saúde, mas não precisa ser apenas assim.

O clínico geral pode atender o mesmo paciente por toda sua vida. Essa experiência é valiosa, pois o médico tem a possibilidade de acompanhar a evolução do seu corpo, com seu histórico de saúde e doença ao longo do tempo. Conhece detalhes de como o seu organismo funciona e, também, características da sua personalidade. Entende o contexto no qual você está inserido (vida pessoal, familiar e de trabalho) e pondera como tudo isso pode impactar na sua saúde. Conhece seu histórico familiar e suas predisposições genéticas. Hoje já sabemos que genética não é destino, e que escolhas no estilo de vida tem impacto direto na prevenção de doenças. Portanto, promover saúde é um dos focos do atendimento do clínico geral.

Se programar para check ups regulares é importante para acompanhar sua condição de saúde e promover melhorias. E, também, para fazer diagnóstico precoce doenças ou acompanhar doenças já estabelecidas.

É válido explicar que fazer check up não quer dizer apenas fazer exames! A consulta médica é de extrema importância para a melhor compreensão do todo. Entender se o paciente tem queixas ou não, quais sinais e sintomas apresenta e realizar o exame físico detalhado irá direcionar o pedido de exames. A análise criteriosa dos resultados precisa considerar as condições clínicas individuais. Exames de sangue dentro dos valores de referência do laboratório podem não ser necessariamente bons.

Qual a frequência ideal para fazer check up de saúde?

A frequência dos check-ups é estabelecida de forma individualizada, considerando seu histórico pessoal e familiar. Alguns exemplos:

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos
  • Pessoas com doenças crônicas (hipertensão, diabetes): a cada 6 meses
  • Diabéticos não compensados: a cada 3 meses
  • Pessoas com fatores de risco (obesidade, tabagismo, sedentarismo, colesterol alto): semestral ou anual

Quais exames são feitos no check up?

O check up normalmente compreende a realização de exames de sangue e de imagem. Alguns exames são gerais e solicitados para todos, com a intenção de avaliar condições nutricionais e metabólicas, deficiência de vitaminas, função de órgãos como fígado, rins, tireóide e coração.

Outros exames, tanto de sangue como de imagem, serão direcionados de acordo com o sexo genético, idade ou condição clínica. Por exemplo, homens acima de 40 anos devem fazer ultrassom de próstata e PSA (exame de sangue). Mulheres precisam de exames ginecológicos como papanicolau, ultrassom de mamas e transvaginal.  No caso dos fumantes é recomendada a dosagem de alguns marcadores tumorais, espirometria com avaliação de função respiratória, eletrocardiograma com prova de esforço.

Quais tipos de doença o clínico geral atende?

No consultório, o clínico geral é capacitado para atender inúmeras situações de doenças agudas ou crônicas.

Doenças agudas são processos súbitos, com tendência a completar seu curso num tempo curto ou moderado. Por exemplo, gripes e resfriados, sinusites, dor de cabeça, dor de garganta, otite, sinusite, gastrite, infecção de urina, etç.

Doenças crônicas são processos insidiosos, tem caráter progressivo ou recorrente. São exemplos, diabetes, pressão alta, colesterol e triglicérides aumentados, obesidade, distúrbios da tireóide, anemias, etç.

O check up do paciente vegetariano é diferente?

Muitas pessoas acham que vegetarianos, por ter uma alimentação diferente da “convencional”, precisam de um acompanhamento médico mais frequente. Porém, isso não é verdade. A alimentação vegetariana, mesmo estrita (vegana) feita de forma equilibrada promove condições de vida bastante saudáveis. E até reduz o risco de algumas doenças crônicas como câncer, obesidade, diabetes, infarto, acidente vascular cerebral. Portanto a frequência do check up do indivíduo vegetariano é definida como a de qualquer outro paciente, considerando sua condição de saúde ou doença.

Quando procurar alguma especialidade médica?

O clínico geral é o médico que atende e acompanha inicialmente muitas doenças (como descrito acima). Porém, em alguns casos, é necessário o encaminhamento para uma ou mais especialidades médicas. O clínico tem o papel de fazer essa ponte de comunicação, através de relatório médico do histórico de saúde da pessoa e motivo do encaminhamento. Cada especialista fará o tratamento de sua área específica, e o clínico permanece fazendo a integração dessas informações e continua a acompanhar o paciente de forma global.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Siga nos no Instagram!